A Ferreira Rocha atua na avaliação e manutenção da viabilidade de empreendimentos sob a ótica socioambiental, assessorando técnica e estrategicamente nossos clientes, tendo como premissas a transparência, a criatividade e a inovação. Contribuímos em todas as etapas dos projetos, desde a sua concepção e avaliação de atratividade do investimento, passando por análise detalhada de sua viabilidade socioambiental, e participando de sua implantação, operação e encerramento. Nossas soluções são desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada cliente e projeto, dividindo-se em linhas de ação:
Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Relatório Ambiental Preliminar (RAP)
Relatório de Controle Ambiental (RCA)
Plano de Controle Ambiental (PCA)
Programa de Educação Ambiental (PEA)
Plano Básico Ambiental Indígena e Quilombola (PBAI/PBAQ)
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
Plano de Intervenção Ambiental (PIA)
Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF)
Projeto de Compensação Ambiental e Florestal
Plano de Manejo de Unidade de Conservação
Estudo e Declaração de Viabilidade Ambiental (DVA)
Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA)
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes
Estudos e Laudos Socioambientais:
Meio Físico (Qualidade do Ar, Ruído, Vibração, Qualidade das Águas, Sedimentos, Espeleologia)
Meio Biótico (Fauna, Flora, Serviços Ecossistêmicos)
Meio Socioeconômico e Cultural (Percepção Socioambiental, Comunidades Tradicionais, Patrimônio Cultural – Bens Materiais e Imateriais, Arqueologia, Laudos de Vulnerabilidade Social)
Avaliação de Impacto Ambiental e Social (ESIA) e Plano de Gestão Ambiental e Social (ESMP)
Elaboração de Plano de Controle Ambiental (PCA) da Otimização da Mina do Sapo, componente do Projeto Minas-Rio Mineração, localizado nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG. (2012)
Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para ampliação da Mina do Sapo, componente do Projeto Minas-Rio Mineração, localizado nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG. (2014)
Elaboração do relatório denominado Environmental and Social Impact Assessment (ESIA) e de seu Environmental and Social Management Plan (ESMP) associado. (2024 – 2025)
Monitoramento Ambiental de Obras
Programa de Gestão Ambiental
Programa de Educação Ambiental (público interno e comunidades)
Programa de Comunicação Social
Programa de Monitoramento dos Aspectos Socioeconômicos
Programa de Atendimento à População Migrante
Programa de Gestão Social de Contratadas
Programa de Prevenção à Exploração Sexual
Programa de Valorização da Cultura
Programa de Prospecção e Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial
Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Programa de Controle de Erosão e Assoreamento
Plano de Proteção, Manejo e Monitoramento de Fauna;
Plano de Desmate;
Programa de Compensação Ambiental (PCOMA);
Execução do Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social da Usina Hidrelétrica Itapebi, localizada no rio Jequitinhonha, extremo sul da Bahia, 8 km a montante da cidade de Itapebi e a 118 km da foz no Oceano Atlântico. (2016-2019)
Assessoria Técnico-estratégica ao processo de licenciamento do Projeto Minas Rio
Execução do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Mina e Beneficiamento – Público interno. (2013-2015)
Execução do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Linha de Transmissão (LT) 230 kV – Público interno. (2013-2015)
O escopo dos serviços contempla a execução do Plano de Desenvolvimento Econômico de Barro Alto (2030), localizado no município de Barro Alto/GO, incluindo mapeamento e Articulação de atores e públicos locais, e Elaboração do Diagnóstico Socioeconômico de Barro Alto; Organização do Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barro Alto; Organização e Assessoramento Técnico ao Comitê Gestor do Plano Barro Alto; Elaboração do Plano Barro Alto 2030; e Assessoramento Técnico e Aprimoramento da Gestão Pública Municipal. (2020-2022)
Elaboração de Pré-Diagnósticos; Diagnósticos Socioambientais e Econômicos e Diagnósticos Sociais Participativos (DSP);
Elaboração de Pesquisas de Percepção com Stakeholders;
Elaboração, implantação e atualização de Mapeamento e Matrizes de Stakeholders ;
Elaboração, implantação e acompanhamento de Planos Estratégicos de Engajamento de Stakeholders;
Planejamento e implantação de Protocolos de Consulta e Rotinas de Diálogo;
Avaliações Territoriais de Níveis de Licença Social para Operar (LSO);
Estruturação de Processos de Gestão e Monitoramento de Manifestações Sociais (Grievance);
Elaboração de Planos de Desenvolvimento Territorial e Investimento Social Privado;
Elaboração, implantação e monitoramento de Planos e Projetos de Paralisação, Descomissionamento e Fechamento de Empreendimentos e Planos de Uso Futuro;
PMISE, PAAR e monitoramento socioeconômico;
Cadastro Populacional e Estudo de Vulnerabilidade.
Elaboração de Cadastro Socioeconômico e elaboração de Laudos de Vulnerabilidade dos proprietários / parceiros / meeiros / comerciantes / superficiários de São Sebastião do Bonsucesso, Cabeceira do Turco, Turco e Beco ambas localizadas no município de Conceição do Mato Dentro/MG. (2017-2020)
Implantação, gestão e operacionalização de Mecanismo de Grievance, um canal de escuta e manifestação destinado a atender as demandas e preocupações da população local e de outros stakeholders. (2024-2025)
Execução de Cadastro Socioeconômico, avaliação de impactos relacionados à aquisição e reassentamento de superficiários e elaboração de Plano de Reassentamento, no âmbito do Licenciamento Ambiental da Área C, com base nas diretrizes e requisitos do International Finance Corporation (IFC). (2025)
O escopo dos serviços compreende as atividades necessárias para elaboração de Cadastro Socioeconômico na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem de rejeitos do Projeto Serrote, da Mineração Vale Verde (MVV), localizado no município de Caraíbas, estado de Alagoas. (2021)
Elaboração de estudos socioeconômico, saúde e infraestrutura e trânsito, engajamento de Stakeholders (pesquisa de percepção) e Plano de Ação, nas 14 (quatorze) comunidades que compõem a área de influência do Projeto Serrote. (2021)
O escopo contempla a assessoria técnico-estratégica para a Gestão de Relacionamento aplicada à Usina Hidrelétrica (UHE) Bom Retiro, prevista para ser implantada no rio Piranga, bacia hidrográfica do rio Doce, no estado de Minas Gerais (MG), compreendendo as atividades: Análise da documentação técnica e a respeito do mapeamento de stakeholders complementada pela obtenção e avaliação de informações adicionais; Elaboração de mapeamento atualizado de stakeholders; Identificação e avaliação de fragilidades e oportunidades para a implantação da Gestão de Relacionamento; Elaboração do Plano Estratégico de Relacionamento (PER); e Monitoramento e suporte técnico-estratégico à implantação do PER, incluindo capacitação das equipes da CPFL e da YKS. (2017)
Elaboração de Mapas de Restrições e Oportunidades Legais e Socioambientais;
Desenvolvimento de Avaliações Ambientais Estratégicas (AAEs) para territórios;
Desenvolvimento de Avaliações Ambientais Integradas (AAIs) para bacias hidrográficas;
Elaboração de Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório (PACUERA);
Avaliação de Similaridade de Áreas para Compensação Ambiental
Avaliação de Impactos Sinérgicos e Cumulativos (quali-quantitativa);
Estruturação e operacionalização de Sistemas de Informações Ambientais Georreferenciadas;
Cruzamento de indicadores e rastreamento de informações de Banco de Dados com uso de Inteligência Artificial.
O escopo dos serviços compreende a elaboração do Estudo de Avaliação dos Impactos Cumulativos e Sinérgicos da MVV – Projeto Serrote, localizado no município de Craíbas, estado de Alagoas, bem como o gerenciamento e elaboração do relatório denominado Environmental and Social Impact Assessment (ESIA) e seu Environmental and Social Management Plan (ESMP) associado. (2020/2021)
Elaboração do Pacuera das PCHs Goiandira e Nova Aurora, em acordo com a base legal e normativa aplicada ao tema, envolvendo as seguintes atividades: i. Elaboração do Plano de Trabalho Detalhado (PTD); ii. Caracterização complementar dos empreendimentos e definição das áreas de estudo; iii. Elaboração do diagnóstico ambiental; iv. Avaliação da fragilidade ambiental; v. Proposição preliminar de zoneamento ambiental; vi. Realização de consultas à população – processo participativo; vii. Elaboração do zoneamento ambiental consolidado; viii. Elaboração do código de usos do entorno dos reservatórios; ix. Proposição das medidas de gestão ambiental; x. Realização da audiência pública; e xi. Consolidação do Pacuera. (2015-2016)
Elaboração de AAI para a bacia hidrográfica; Obtenção de Dados e Informações; Definição dos Compartimentos Homogêneos na Bacia Hidrográfica; Detalhamento das Análises Socioambientais; Análise Socioambiental Integrada, Identificação e Avaliação dos Impactos Ambientais Cumulativos e Sinérgicos; e Proposição de Macro Diretrizes de Ação. Bloco 3: Interação com o Órgão Ambiental. (2019-2020)
Avaliação técnica da AAI da bacia do rio Suaçui Grande e de demais estudos e análises ambientais que por ventura já tenham sido elaborados para a referida bacia, tais como EIAs, RIMAs, Projetos Básicos Ambientais (PBAs) e/ou relatórios de monitoramento ambiental; Elaboração de minuta de Termo de Referência (TR) para revisão da AAI; Elaboração de Plano de Trabalho para execução da revisão da AAI; Realização de uma reunião com o órgão ambiental para apresentação da minuta do TR e do Plano de Trabalho; e Ajustes no TR e no Plano de Trabalho à luz das considerações apontadas pelo órgão ambiental. (2019)
Elaboração de estudo de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) frente à previsão de implantação de empreendimentos hidrelétricos na bacia do rio Carinhanha, afluente, pela margem esquerda, do rio São Francisco, situada na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia. (2012-2013)
Análise técnica e participação de reunião de apresentação prévia da Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do IGAM – Paranaíba – 1 (UPGRH/PN1), localizada entre os estados de Goiás e Minas Gerais. (2014)
Adequação dos estudos de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) para a sub-bacia do rio Carinhanha, face às solicitações de complementações enviadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em seu ofício encaminhado em novembro de 2013 à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad. (2014)
Elaboração do Estudo de Avaliação dos Impactos Cumulativos e Sinérgicos da Mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá, estado da Bahia, bem como para o gerenciamento e elaboração do relatório denominado Environmental and Social Impact Assessment (ESIA) e de seu Environmental and Social Management Plan (ESMP) associado. (2024 – 2025)
Análise, revisão, planejamento, gestão e monitoramento de contratos (termo de referência, governança, escopo, prazos e custos, mudanças, integrações e interfaces);
Elaboração de Relatório de Saúde Financeira de contratos;
Gestão Documental de Projetos e Contratos;
Desenvolvimento, análise e monitoramento de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs);
Elaboração, análise crítica e reestruturação de Programas e Políticas Internas;
Análise, revisão, planejamento, gestão e monitoramento de processos e fluxos de trabalho;
Avaliação Preliminar de Maturidade de Projetos;
Planejamento e execução de Capacitações internas;
Estruturação, implantação e operacionalização de Sistemas de Gerenciamento para cumprimento de Termos de Compromisso, Convênios e Acordos, entre outros;
Articulação institucional e técnica do processo de regularização ambiental junto ao órgão licenciador e demais partes interessadas;
Preparo, alinhamento de discurso, capacitação de cliente e simulação para reuniões públicas com atores intervenientes;
Elaboração e emissão de laudos, pareceres, notas técnicas e documentos para respaldo socioambiental
Condução de atividades e serviços voltados ao suporte à Gerência de Performance Social da Anglo American para planejamento e execução do Programa de Convivência para o Licenciamento do Step 3 do Complexo Minerário do Sistema Minas-Rio. (2017-2020)
Execução da Avaliação das oportunidades de alavancagem dos resultados de investimentos sociais realizados pela Anglo American. Assessoria estratégica para condução de tratativas junto ao órgão ambiental. (2015)
i. Elaboração do Plano de Trabalho Detalhado (PTD); ii. Levantamento e análise das bases legais e normativas estaduais e federal; iii. Avaliação técnico-estratégica de estudos, planos, programas, projetos e relatórios ambientais; iv. Avaliação e orientação para formalização dos processos de regularização ambiental; v. Definição de estratégias institucionais para a revalidação das licenças de operação; vi. Elaboração de Planos de Ações; vii. Elaboração de Termos de Referência e levantamento de preços para contratação de estudos ambientais; viii. Assessoria técnico-estratégica ao gerenciamento ambiental para monitoramento, controle e execução dos Planos de Ação; ix. Avaliações e revisões técnicas dos relatórios de emissões atmosféricas das chaminés dos empreendimentos; e x. Elaboração de Relatórios de Atividades. (2016-2018)
Planejamento técnico-estratégico e condução da negociação com MP/MG quanto à abrangência e temas objeto da auditoria ;
E Acompanhamento técnico-estratégico da auditoria. (2021)
Assessoria técnico-estratégica para participação em reunião junto ao IMASUL para apresentação da Avaliação Ambiental Integrada (AAI) do Rio Aporé – apresentada como anexo da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ritinha -, com ênfase na abordagem das PCHs Guilhermão e Veludo e nos desdobramentos de seus processos de licenciamento ambiental.
Monitorar e controlar os Contratos/ atualizar os cronogramas e PTDs/ Elaborar relatórios de acompanhamento dos resultados e atualizar diariamente informações de fatos relevantes, riscos, plano de ações, atas de reuniões , cronogramas, indicadores entre outros. (2021)
Estruturação do processo de gestão ambiental do empreendimento por meio da definição de diretrizes, metas, estratégias, processos, procedimentos e ferramentas gerenciais; Realização de alinhamento com a equipe do empreendedor e empresas terceirizadas responsáveis pela implantação do Plano Básico Ambiental (PBA) e demais compromissos firmados no intuito de repassar os novos procedimentos gerenciais a serem adotados visando à obtenção da Licença de Operação (LO) e início da operação do empreendimento em tela; Elaboração do Relatório Consolidado de Solicitação de LO e protocolo junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP); e Assessoria técnica ao empreendedor quanto à gestão ambiental do empreendimento. (2019-2020)
Desenvolvimento das 1ª e 2ª Etapas da Reestruturação do Processo de Interação entre as Gerências de Meio Ambiente e Social e Comunicação Social e Fundiário da Voltalia, a partir da diretriz estratégica corporativa global de revisão e aprimoramento dos processos internos e externos da Companhia com base, principalmente, nos Padrões de Desempenho (PDs) da International Finance Corporation (IFC). (2023)
Avaliação de Fragilidades, Oportunidades, Custos e Riscos Socioambientais (SWOT/FOFA) associados a novos negócios ou projetos em curso;
Avaliação de investimentos ESG e práticas de Responsabilidade Social Corporativa;
Plano de Ação e Assessoria Técnica para subsidiar a tomada de decisão do cliente;
Avaliação, Monitoramento e Plano de Ação para conformidade de projetos a legislações, normas e padrões de desempenho nacionais e internacionais;
Elaboração de relatórios e reportes do atendimento aos Padrões de Desempenho e indicadores socioambientais para agentes financiadores e investidores;
Execução da Avaliação das oportunidades de alavancagem dos resultados de investimentos sociais realizados pela Anglo American. Assessoria estratégica para condução de tratativas junto ao órgão ambiental. (2015)
Execução de Cadastro Socioeconômico, avaliação de impactos relacionados à aquisição e reassentamento de superficiários e elaboração de Plano de Reassentamento, no âmbito do Licenciamento Ambiental da Área C, com base nas diretrizes e requisitos do International Finance Corporation (IFC). (2025)
Desenvolvimento de processos de Due Diligence Socioamebiental, internos e externos, para 51 ativos do setor de energia e 12 ativos de mineração