Em junho deste ano, foi realizada a sessão pública final do Fórum Municipal do Plano de Desenvolvimento Barro Alto 2030, na cidade de Barro Alto (GO). O Fórum foi elaborado pela Ferreira Rocha em parceria com a Anglo American Brasil.

 

Os objetivos do Plano são fomentar e potencializar novas oportunidades e vocações econômicas locais, bem como promover uma base produtiva e econômica no município. A perspectiva é a de que o Plano seja implementado até o ano de 2030.

 

O Plano integra a Área de Influência Direta (AID) da unidade operacional Barro Alto, da Anglo American, voltada para a extração de níquel no território. Seus objetivos principais estão alinhados de forma estratégica com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, destacam-se dois ODS: o ODS 08, “Trabalho decente e crescimento econômico”, objetivo principal do Plano, e o ODS 09, “Indústria, inovação e infraestrutura”, para a promoção do desenvolvimento da região por meio da diversificação industrial.

 

Particularidades da região

 

O município de Barro Alto tem uma característica econômica especial, que é a presença de grandes empreendimentos minerais e industriais no seu território, onde se destaca especialmente a unidade da Anglo American. O porte da unidade de extração mineral e industrial em um município de pouco mais de dez mil habitantes tem implicações importantes do ponto de vista social e econômico. Dentre esses, alguns aspectos se destacam, como o elevado grau de dependência econômica do município em relação ao empreendimento, mas também as oportunidades que essa situação oferece para a cidade e para a região. Aspectos como oferta de empregos, arrecadação municipal, demanda de comércio e serviços são fortemente influenciados pela presença dos grandes empreendimentos em Barro Alto.

 

Para que o município aproveite ao máximo as oportunidades econômicas geradas pela presença desses empreendimentos, é necessário o desenvolvimento de ações que fortaleçam a capacidade da economia municipal de aproveitar os fluxos de renda que essa relação apresenta. É nesse contexto que o Plano é proposto.

 

Participação de diversos atores na construção do Plano

 

O desenho metodológico do Plano Barro Alto 2030 teve como princípio básico a participação social e a escuta das comunidades, para criar as soluções econômicas que sejam relevantes para garantia da prosperidade de longo prazo da sociedade local, alinhadas ao conceito de Licença Social para Operar (LSO). A metodologia foi concebida pela Ferreira Rocha, representando um aprimoramento de outros trabalhos anteriores, como a estruturação dos Fóruns de Acompanhamento Social das Usinas de Belo Monte (Pará) e Sinop (Mato Grosso), e o planejamento e condução do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município de Guaraciaba (MG).

 

Assim, o Plano foi desenvolvido de forma participativa com várias lideranças representativas de diversos setores econômicos do município. Com essas contribuições, foi possível aglutinar conhecimento e capacidade de ação para elaborar e aperfeiçoar um diagnóstico sobre os problemas locais de Barro Alto, bem como refletir conjuntamente sobre qual é a visão orientadora do processo de desenvolvimento econômico do município.

 

Nesse sentido, na plenária de apresentação do Plano, os próprios moradores locais apresentaram, por setores da economia, os resultados de suas propostas para o desenvolvimento do município no cenário além/pós mineração.

 

Na ocasião, a Sra. Samyra, Presidente da Associação de Comerciantes de Barro Alto, comentou sobre a atuação da equipe FR: “Quero agradecer à Ferreira Rocha pelo profissionalismo. Realmente foi uma experiência incrível para nós. Tanto vocês, quanto a Mônica, que esteve aqui com a gente, realmente foram maestros”.

 

Em suma, a colocação em prática das ações propostas no Plano tenderá a prevenir e minimizar conflitos e contingenciamentos de custos, tornando a Anglo American menos sujeita a influências negativas derivadas de futuros eventos extrínsecos, ou mesmo intrínsecos à companhia e ao Projeto, que poderiam, a princípio, abalar a sua credibilidade e o seu nível de confiança junto aos diferentes stakeholders. Para ver a plenária na íntegra acesse www.youtube.com/watch?v=fkwWn6SHEaM e assista a gravação completa do 1º Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico- Plano Barro Alto 2030.