Due Diligence pode ser compreendida como uma investigação de diferentes fatores de uma empresa ou empreendimento para analisar possíveis riscos negativos que suas atividades podem trazer para os diferentes públicos interessados (compradores, investidores, fornecedores, parceiros de negócios e demais stakeholders), bem como oportunidades de geração de valor agregado. Trata-se de uma espécie de “auditoria”, que analisa aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, contábeis, fiscais, ambientais, de direitos humanos, de relacionamento com partes interessadas e tecnológicos associados a uma determinada oportunidade de investimento.
Mas, para além do apontamento de riscos negativos e oportunidades existentes em uma operação, os dados e informações fornecidos por uma Due Diligence podem auxiliar as empresas a entenderem melhor alguns aspectos relevantes sobre o seu posicionamento de mercado, sua concorrência e principais riscos inerentes ao negócio. Essas informações têm o potencial de contribuir com projeções de investimento e com o planejamento dos negócios.

FERREIRA ROCHA ACUMULA EXPERIÊNCIA DE DEZENAS DE DUE DILIGENSES

A Ferreira Rocha já realizou mais de 50 Due Diligences socioambientais para empreendimentos de geração de energia elétrica e minerários, de diferentes portes, para clientes nacionais e multinacionais. Credenciam nossa equipe os mais de 430 estudos e projetos realizados para os setores de energia, mineração e empreendimentos imobiliários.

Com o know-how adquirido com toda essa experiência, pudemos aprimorar continuamente a forma de desenvolvimento desses serviços e, agora, contamos com o aporte de inputs metodológicos e vivências internacionais advindos de nossa parceria com a RPM Global, uma multinacional de origem australiana que atua há mais de 50 anos no setor de mineração. A parceria está proporcionando um upgrade em nossa expertise, como o acesso a metodologias, diretrizes e experiências internacionais que aprimoram nossos serviços.

Nossa equipe, composta por profissionais exclusivamente sêniores, é altamente experimentada em:

  • Estudos e projetos para licenciamento ambiental de empreendimentos de setores e portes diferenciados;
  • Planejamento, implantação e análise crítica de engajamento de partes interessadas; e
  • Elaboração ou atendimento a planos de ação realizados por consultores independentes de agentes financiadores signatários de padrões internacionais de desempenho socioambiental.

Nossos trabalhos em Due Diligence incluem:

  • Parceria com equipes especializadas em análise jurídica ambiental para Due Diligences;
  • Capacidade de interação com equipes técnicas internacionais de clientes multinacionais;
  • Disponibilidade de critérios para identificação e avaliação de riscos negativos e oportunidades de desenvolvimento a partir de compilação e análise de benchmarkings internacionais de desempenho socioambiental, incluindo padrões de desempenho da International Finance Corporation (IFC), AccountAbility, International Council on Mining & Metals (ICMM) e Princípios do Equador;
  • Utilização de referencial conceitual e metodológico associado à Licença Social para Operar (LSO), Participação Social, Serviços Ecossistêmicos e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros;
  • Aplicação de técnicas e softwares de análise geoespacial integrada a partir de bases georreferenciadas disponibilizadas por entidades nacionais e internacionais;
  • Elaboração de sumários executivos resultantes do processo de Due Diligence, com apêndices técnicos de detalhe, viabilizando a avaliação dos resultados dos trabalhos tanto pelos níveis corporativos de tomada de decisão, quanto pelas equipes técnicas de nossos clientes.
É essa qualidade técnica e estratégica dos serviços desenvolvidos pela Ferreira Rocha que tem resultado na fidelização dos clientes contratantes de nossos trabalhos de Due Diligence socioambiental.
OBJETIVOS DE UMA DUE DILIGENCE

A avaliação de novos investimentos sob a ótica socioambiental das denominadas Due Dligences implica, via de regra, nos seguintes objetivos:

  •  Identificar e avaliar riscos negativos e oportunidades ao processo de regularização ambiental do empreendimento;
  •  Quando se trata de um projeto greenfield, verificar, quando cabível, se os cronogramas previstos para início de implantação e/ou operação são factíveis;
  • Aquilatar se os custos para desenvolvimento de estudos e para colocação em prática de programas e projetos são realistas;
  • Detectar e analisar riscos e conflitos socioambientais, explícitos ou latentes, e definir formas para sua prevenção e mitigação;
  • Detectar oportunidades para otimizar custos;
  • Avaliar potenciais redes de relacionamento e parcerias locais e regionais para implementar ações;
  •  Identificar alternativas para os chamados investimentos ASG (Ambiental, Social e Governança) – ou ESG –, a título de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para além das obrigações de licenciamento que tragam real efetividade social e, consequentemente, alavanquem a imagem da empresa perante as comunidades do entorno, o mercado e, portanto, a sociedade.
Em suma, uma Due Diligence socioambiental “inteligente” permite avaliar como se comportam as variáveis que influenciam os níveis de legitimação social e a sustentabilidade ambiental de um projeto na região onde a oportunidade de investimento se localiza.
Dessa forma, é possível delinear estratégias de inserção do investidor nesse território, buscando prevenir e minimizar riscos negativos, preservar suas metas de cronograma e orçamento socioambientais, e não só procurar blindar, mas alavancar sua imagem corporativa. Trata-se não só de um procedimento de avaliação de riscos, mas de um mecanismo eficiente para detectar oportunidades de investimento.
Um abraço,
Delfim Rocha
Diretor Executivo Ferreira Rocha Assessoria e Serviços Socioambientais